1.15 - 22/04/20

2542 Histórico Escolar Curso Superior, incluida a variável para mostrar o número do CPF do aluno. Use #CPFNUM lembrando de reservar 14 espaços para conter essa informa;'ao editada com pontos e traço. (7248-22/04)


1.14i - 23/03/20

4R11 Relatório do Faturamento, alterado para retirar a coluna de número do aluno na turma. Como o padrão do relatório é mostrar esse número, em poucos dias publicaremos uma nova versão com opçãao paraa mostrar ou não essa informação. (7247-23/03)

4R11 Relatório do Faturamento, alterado o mecanismo de emissão deste relatório. Até a versão anterior ele reunia os alunos matriculados em determinada turma, série ou curso e depois pesquisava suas faturas. Este procedimento forçava a deixar de lado faturas de eventuais alunos transferidos, bem como impedia a emissão de um relatório de um período letivo anterior. A partir de agora ele pesquisa as faturas de determinada referência ou faixa de referências para só então, através do arquivo de vínculos, verificar a que turma, série ou curso o aluno pertence no período selecionado. Além disso, foi incluida a seleção de letras finais das referências e de classes de produtos a incluir ou não no mesmo. (7246-17/03)

231 Cadastramento de Cursos (Histórico), alterado permitindo o registro do código e-MEC do curso para períodos letivos anteriores. (7245-09/03)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, corrigido erro acidental após as modificações do sistema de impressão do nome completo do professor e sua titulação no corpo do histórico. (7244-06/03)

237 Cadastro de Turmas Histórico, liberado um novo programa para editar o cadastro das turmas de anos anteriores. Esta rotina é necessária para cadastrar professores e emitir históricos com essa informação. Favor entrar em contato caso haja alguma dificuldade. (7242-27/02)

121 Cadastro de Funcionários, o registro da titulação do professor foi mudado para permitir indicar o ano a partir do qual vale o título. Se a instituição desejar manter o título sem indicar o ano, o registro fica como está, e será mostrado qualquer que seja o ano de curso. Caso ela queira indicar os títulos só a partir do ano efetivo, basta acrescentar a expressão #aaaa precedendo o título, onde aaaa é o ano a partir do qual o título é válido. Por exemplo, determinado professor tem mestrado válido a partir de 2007 e doutorado a partir de 2013, o registro fica assim: #2007Mestre#2013Doutor. Os títulos devem ser registrados em ordem de ano, e eventual disciplina ministrada antes do primeiro título será mostrada sem essa condição. (7241-26/02)

261/231 Períodos Letivos, a edição dos períodos foi liberada no momento da digitação em si, para ser verificada e travada somente após o seu término. Com as datas já registradas o sistema verifica a validade e a sequência dos períodos, sem permitir que haja colisão. (7240-18/02)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, alterado o processo de inserção das mensagens adicionais do ENADE (#MSGENADE) para permitir acrescentar uma nova mensagem. O processo anterior só permitia substituir mensagens já existentes. (7239-12/02)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, incluidas novas variáveis para mostrar o nome completo do professor e sua titulação. Com a inclusão do recurso, foi necessário modificar a estética usada pelo programa para as demais informações da linha de detalhe - que agora aparecem na mesma linha de início da disciplina. Além disso, a separação entre os blocos de disciplinas é gerada dinamicamente após as linhas usadas e não mais de modo fixo no formulário. (7238-10/02)

141 Cadastramento de Cursos, o registro de Atividades Complementares no referido cadastro estava aberto a se ter só o total de horas exigidas, e isso não pode ser feito por causa de outros programas que tratam as atividades classe a classe. Por esta razão, pelo menos uma classe deve ser registrada. O usuário passa a receber um aviso e as horas lançadas no total são apagadas. (7238-28/01)

2262/3/4/5 Redistribuição de Turmas, alterado o conceito de atribuir à capacidade da turma o número de lugares na sala, caso esta esteja não preenchida ou em zero. Até a versão anterior esse recurso impedia de se forçar uma redistribuição para transferir todos os alunos de uma turma para outras. A partir de agora a capacidade da turma deve ser indicada para que se possa fazer uma redistribuição de turmas, qualquer que seja o critério. (7238-13/01)

251 Ficha Individual, corrigida a coleta de informação do Ano Letivo, que estava sendo tomada sempre do arquivo atual, e deveria ser do arquivo selecionado Histórico ou Ativo. (7238-20/12)

234 Histórico Detalhado, corrigida a inserção de disciplinas cursadas em anos letivos adicionados. Até a versão anterior, por não haver disciplina cadastrada no arquivo, o programa não deixava fazer o registro de novas disciplinas. (7237-27/11)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, a alteração do dia 23/07/19 causou um efeito colateral que só agora foi corrigido - os vencimentos em dias especiais obtidos ao preencher o dia desejado na rotina 413 deixou de funcionar. Foi restaurado nesta atualização. (7236-10/10)

19R6/2R5 Relatório Parametrizável, incluidas novas variáveis que exibem o CPF e a Identidade para os pais. São elas #PCPFNUM, #PIDNUM, #PIDOEM e #PIDDTE, para o pai, respectivamente o CPF, o número da identidade, o órgão emissor e a data de emissão. Para as mães, os mesmos nomes, trocando o #P por #M. (7235-20/09)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigida a rotina que emitia boletos com vencimentos com desconto em dias fixos do mês, sem precisar alterar as classes para meses com 30 e 31 dias para emitir em separado. Alterado também para que a data limite dos débitos seja ajustada para o último dia de cada mês, caso a data inicial seja o último dia de um mês. (7234-23/07)

251 Ficha Individual, no caso de eventuais disciplinas não cadastradas ou que estejam com classificação inválida o programa estava cancelando e foi corrigido com a emissão de uma mensagem indicativa. Na maior parte das vezes a classificação inválida é consequência da falta de cadastro. (7233-08/06)

248 Correção de Provas, corrigido o arredondamento a aplicar à nota adicional caso este campo esteja presente nos cartões de respostas dos alunos. (7232-22/05)

251 Ficha Individual, corrigido o funcionamento para alunos ativos e transferidos ou simplesmente com série concluida. Foi corrigida a redação do termo de transferência nas várias situações durante o período letivo. (7232-17/05)

241 Registro de Notas, corrigido para exigir total de notas, exceto para o usuário que seja o titular da disciplina. (7230-18/04)

4R28 Declaração para o Imposto de Renda, corrigida a declaração no caso do aluno ou responsável ter pago uma parcela com reversão de bolsa. Até a versão anterior a reversão não era considerada. (7229-02/04)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluida uma nova variável &DTPRO para retornar a data de processamento do boleto no formato DDMMAA, para inserção nos arquivos de remessa dos bancos. (7228-26/03)

251 Ficha Individual, incluida nova variável para inserção de mensagens constantes nas Observações da Ficha Individual #MSGFIXA=texto. Cada linha corresponde a uma mensagem que será emitida linhas separadas nas Observações. Além disso, foi corrigida a rotina que emite a variável #PROSSEG, para incluir a Educação Infantil, bem como foram incluidas na documentação (F5) essas variáveis e a #DTTRAN destinada a emitir a data de transferência. (7227-22/03)

2531 Relatório Final, Ensino Fundamental e Médio, corrigida a leitura de duas variáveis de controle que estavam deixando texto indevido para a emissão dos relatórios. (7226-14/03)

Sistema, apesar de ter sido alterada a data base para fechar o século para 1930 desde o build 7017, fazendo com que as datas com ano final até 29 serem lidas como 2029, algumas rotinas de validação das datas não estavam adotando essa alteração por uma questão interna, o que só foi corrigido agora. (7225-27/02)

2R5 Relatório Parametrizável, incluidas novas variáveis para mostrar só o prenome de Pai, Mãe e Responsável, respectivamente #PPRENOM, #MPRENOM e #RPRENOM. (7224-26/02)

166/23R4 Ordenação de Disciplinas, incluido novo programa que permite, como mais facilidade ordenar as disciplinas para as Fichas Individuais, Boletins e outras apresentações. Ele mostra todas as disciplinas numa lista ordenada pela ordem 1 ou 2. O usuário pode percorrer a lista usando as setas, pegar ou largar uma disciplina com a tela ENTER e uma vez ordenada a lista, sair com F9 para gravar todas as alterações de ordem, ou com ESC para abandonar. Havendo dúvida, a tecla "I" exibe uma versão reduzida do cadastro da disciplina. (7224-25/02)

436 Faturamento / Emissão de Carnês, incluído o recurso de conversão do caractere ESC a partir do formato !1B, nas mensagens de bolsa (#MSGBOLSA, #MSGBOLNO, etc.) o que permite a inserção de comandos especiais de impressão. (7222-20/02)

441/436/115 Contas Correntes/Faturamento/Cadastramento Bancos, incluído o recurso para o sistema de cobrança com Convênio de 7 posições do Banco do Brasil. Para adotar essa modalidade de cobrança indique um "7" na primeira opção cadastro do banco. (7222-15/02)

121 Cadastramento de Funcionários, corrigida a validação do campo final do cadastro, "Indicadores MEC", para que seja permitido passar com o mesmo totalmente em branco. (7222-15/02)

2542 Histórico Escolar, Curso Superior, incluído recurso para mostrar a titulação dos professores com seus nomes em minúsculas e com iniciais maiúsculas, além de passar a pegar os nomes originais inteiros ao invés das abreviações previamente armazenadas. Para selecionar os nomes dos professores em letras minúsculas inclua na área do #HEADER do formato a variável #PROFNOME=[ALTA|INICIAIS], ou seja, a variável deve ser acompanhada de um dos parâmetros: ALTA ou INICIAIS. A primeira mostrará todo o nome em caixa alta, e a segunda, as iniciais maiúsculas com o restante em caixa baixa. (7221-14/02)

4R28 Declaração p/ Imposto de Renda, alterado para selecionar o período a partir do Ano Base informado. Até a versão anterior o usuário teria que digitar as duas informações ou a declaração seria emitida de forma incorreta. Adicionalmente foi incluida a rotina de abreviar nomes para evitar que o nome do responsável seja truncado. Corrigido também a soma dos rendimentos no caso do usuário que informa o valor incluindo os juros. (7221-13/02)

2542 Histórico Escolar, Curso Superior, incluída na tabela do ENADE a nova mensagem de dispensa da realização de prova para o ano de 2018 (como ingressantes - G18). Caso ela já tenha sido incluída no #MSGENADE do formato, pode removê-la. (7220-24/01)

2542 Histórico Escolar, Curso Superior, alterado para evitar que algum eventual professor sem titulação registrada apareça com vírgula após o nome na rotina que lista os professores e seus títulos. (7220-24/01)

251 Ficha Individual, alterada para que as fichas de cursos sem notas na avaliação não mostrem mais a expressão "EM CURSO" após a metade do último bimestre ou trimestre. (7219-24/01)

Sistema, alterada a data base de fechamento do século para 1930, e isso significa que as datas até 29 serão consideradas do século 21 (2029), e 30 em diante do século 20 (1930). (7217-09/01)

2542 Histórico Escolar, Curso Superior, incluida nova variável #DISCILI para reproduzir o nome longo da disciplina com as iniciais maiúsculas. Ao usar essa variável, retire do formato o comando de gerar iniciais maiúsculas. Os processos são distintos e um irá interferir no resultado do outro. (7217-05/12)


1.14h - 20/09/18

2R52 Relatórios Parametrizáveis, Cadastramento de Formatos, corrigido problema que causava o cancelamento do programa ao abrir formatos caso o estabelecimento possua cadastro adicional para alunos. (7216-20/09)

2R43 Boletim Escolar Internet, alterado o modo de mostrar o histórico disciplinar e reduzir o número de linhas quando se inclui hora e nome do usuário que registrou as informações. Adicionalmente o usuário pode selecionar se lista ou não esses dados: hora e nome de usuário. Se a informação estiver disponível, não é necessário alterar o formato - ela vai ser mostrada ao final de cada lançamento, entre colchetes. Para não listar o usuário, acrescente um comando na área do #HEADER do formato com: #HISTDIS=NOUSER. Para não listar a hora: #HISTDIS=NOHORA. Para suprimir as duas informações: #HISTDIS=NOUSER,NOHORA. (7215-03/09)

432/434 Débito de Mensalidades/Produtos, alterado para confirmar com o usuário na execução para todo o estabelecimento. Em alguns casos, a execução acidental desta rotina ocorria, causando algum transtorno para a completa correção. Além do campo "Confirme" na tela de entrada, caso o usuário prossiga, o programa ainda pede uma segunda confirmação como uma indicação de erro. (7214-30/08)

441 Contas correntes, Débitos Faturados, alterado para avisar o usuário caso existam débitos vencidos e não pagos após uma quitação feita com a leitura do código de barras de um boleto. (7214-30/08)

241 Registro de Notas, alterado para mostrar o nome do professor e seu código ao lado da disciplina na tela de entrada e no topo durante o registro de notas. Em alguns casos, nomes parecidos de disciplinas estavam causando registro de notas em local errado. O nome do professor passa a ser um apoio para evitar que o erro se repita. (7214-30/08)

251 Ficha Individual, alterada a tela do programa acrescendo o campo "Guia Transf." e mudando a ordem de vários outros. O acréscimo foi feito para que se possa emitir ou não a Guia de Transferência contida na Ficha Individual. O padrão do campo é <S>im, emitir, mas, se o usuário não desejar, deverá preencher <N>ão. No entanto esse recurso depende da inclusão de duas variáveis no formato: #GTRANSI e #GTRANSF, que devem ser escritas em linhas completamente separadas de outros comandos quaisquer, e devem se localizar no início e no fim das linhas relativas à Guia de Transferência. (7213-29/08)

451 Avisos de Cobrança, corrigido para testar corretamente as condições de atraso previstas no modo e<S>pecial. Além disso, algumas variáveis com dados dos títulos estavam cancelando o programa. (7212-2208)

2452 Histórico Escolar - Curso Superior, corrigida a emissão mensagens do ENADE para alunos que tenham feito duas ou mais operações de ingresso na instituição. Para todos os demais o programa já estava correto. (7212-22/08)


1.14g - 14/08/18

192 Consulta de Alunos, corrigida a entrada neste programa a partir de outras rotinas do AES, como registro de Histórico Disciplinar, Ficha Cumulativa ou Atividades de Cobrança. Até a versão anterior o progrmaa estava mostrando uma ficha em branco. (7211-14/08)

2R41 Boletim Escolar, alterado o modo de listar o histórico disciplinar e reduzir o número de linhas quando se inclui hora e nome do usuário que registrou as informações. Adicionalmente o usuário pode selecionar se lista ou não esses dados: hora e nome de usuário. Se a informação estiver disponível, não é necessário alterar o formato - ela vai ser mostrada ao final de cada lançamento, entre colchetes. Para não listar o usuário, acrescente um comando na área do #HEADER do formato com: #HISTDIS=NOUSER. Para não listar a hora: #HISTDIS=NOHORA. Para suprimir as duas informações: #HISTDIS=NOUSER,NOHORA. (7211-12/08)

2452 Histórico Escolar - Curso Superior, corrigida a emissão de várias mensagens do ENADE que não apareciam desde sua inclusão no sistema. (7210-10/08)

111 Alteração de Estabelecimento, alterada a crítica da posição 14 da opção 3 para aceitar a letra "I" para indicar à rotina de faturamento que as bolsas integrais estão equiparadas às parciais para a geração de boletos para o registro bancário. (7209-07/08)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alterado para tratar os descontos integrais da mesma forma que os parciais. Para tal indique a letra "I" na posição 14 da opção 3 significando que as bolsas integrais devem ter o mesmo tratamento das bolsas parciais. Para fins de registro bancário, algumas variáveis ficavam erradas por causa do tratamento diferenciado. (7209-07/08)

2452 Histórico Escolar - Curso Superior, incluida a data para o ENADE 2018, a ser realizado no dia 25/11/2018. (7209-02/08)

2473 Sistema do Professor - Remessa de Notas, incluido novo recurso para comandar a limpeza da base de dados de notas digitadas. Como meio de proteção contra execução acidental esta rotina exige o preenchimento de uma chave especial fornecida pela M&B aos usuários do sistema de notas para o professor. Esta chave é alfanumérica com 10 caracteres e só pode ser usada uma vez. Para cada execução use uma nova chave. ATENÇÃO - O sistema não verifica a existência de notas não coletadas pela secretaria, de forma que, antes de remeter o arquivo para limpeza, o usuário deve coletar notas e garantir o aproveitamento do trabalho do professor. (7208-13/07)

251 Ficha Individual, alterado o processo de edição de textos, de forma a torná-lo mais robusto e rápido. Além disso um novo campo pergunta se a tranferência é para a <M>esma série ou para a <S>eguinte, de forma a facilitar a emissão de guias de transferência em qualquer época do ano com o mesmo formato. (7205-28/06)

4R4 Relatório de Inadimplentes, corrigida a indicação de curso e série a que pertence o aluno para os casos de não matriculados. (7204-11/05)

221/223/224 Matrícula Individual/Novos/Antigos, corrigido o tratamento do arquivo ALUVINC que armazena o vínculo do aluno com a série e turma para cada período. O registro especial do último vínculo estava sendo duplicado a cada novo período letivo. (7204-11/05)

2475 Relação de notas Não Entregues, novo relatório agregado ao sistema para facilitar o controle de professores em débito com as notas. Além das notas não entregues, o programa permite listar as notas entregues. O usuário deve listar as notas (até 10) a serem pesquisadas, junto a uma lista de letras indicando se as notas devem ser consideradas por <M>aioria ou <Q>ualquer nota. Quando por maioria, são consideradas as notas lançadas para o mínimo de metade da turma. Para qualquer nota, basta haver sido lançada para um aluno. Além disso pode-se selecionar cursos ou séries a incluir <S/+> ou excluir <-> da relação. Retirar da lista uma série/curso indevido é simples, use o comando <X>. Se nada for indicado, todos os cursos serão pesquisados, mas pode-se indicar apenas cursos ou séries a serem eliminados da pesquisa. (7204-08/05)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alterada a rotina que gera o código de barras para o Sicoob, de forma a representar corretamente o número de parcelas naquele código. Corrigida ainda a variável #VBOLSAS que estava apresentando valores diferentes da &VBOLSAS. (7204-03/05)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alteradas as variáveis #VBOLSA, #VENB1, #VENB2, #VPAGAR para que levem em conta não só as bolsas, mas, também eventual desconto financeiro por antecipação. Essas variáveis se destinam a representar qualquer abatimento que deva ser concedido até determinada data (#VENB1 ou #VENB2). Adicionalmente a variável #IIDR que se destina a identificar o número do boleto no colégio foi alterada em seu formato para utilizar apenas 9 caracteres, deixando o [ultimo em branco. (7203-25/04)

4461 Retorno Bancário - Processamento de Arquivo, corrigido problema com a gravação do arquivo estações que estava provocando o cancelamento do programa. (7203-24/04)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alteradas as variáveis #VBOLSA, #VENB1, #VENB2 e #VPAGAR para que levem em conta não só as bolsas, mas, também eventual desconto financeiro por antecipação. Essas variáveis se destinam a representar qualquer abatimento que deva ser concedido até determinada data (#VENB1 ou #VENB2). (7202-20/04)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluidas as variáveis #MSGDESCF e #MSGDESCN para representar mensagem que deve ser emitida para quem tem o desconto financeiro por antecipação previsto na classe de produtos ou plano de pagamento. A mensagem #MSGDESCN é automática e substitue a #MSGDESCF caso o aluno não tenha esse desconto. Ambas podem conter variáveis # no texto de forma a compor com outras informações. De modo similar à #MSGBOLSA só a primeira deve ser usada no corpo do boleto. As duas mensagens irão compartilhar esse espaço dependendo de o aluno ter ou n'ao o desconto. (7201-17/04)

2474 Leitura de Arquivos Internet, corrigido o cabeçalho do Protocolo de Notas Registradas para mostrar que as notas foram lançadas via Internet. (7201-11/04)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigida a variável &NOSSONUM e também a rotina interna de movimentação que estava remetendo o número bancário com brancos à esquerda ao invés de zeros. (7200-28/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluidas novas variáveis &VENB1 e #VENB2 para reproduzir o primeiro e segundo vencimentos quando houver desconto a ser concedido até determinado vencimento. Se não houver, ela substitue a data por zeros. Incluidas também as variáveis #VBOLSA e &VBOLSA que mostram o valor da bolsa concedida ao aluno. (7198-19/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluidas novas variáveis #VPAGAR, #LINHADIP e #DTPRO. A primeira representa o valor a ser pago que deve ser mostrado nos boletos quando o banco não permite indicar valores de acréscimo maiores que a multa legal, a reversão de bolsas. O segundo é a linha digitável com esse valor. Já o terceiro, #DTPRO permite mostrar a data de processamento original da parcela. (7196-09/03)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, corrigidas as mensagens do ENADE que contivessem barras no seu texto (datas), pois elas estavam sendo truncadas. (7195-21/02)

43A Distribuição da Anuidade, alterado de forma a permitir que uma alteração da última parcela não seja ajustada na primeira, causando com isso a alteração do total da anuidade. Ao alterar a última parcela o programa pergunta ao usuário se deve alterar a primeira parcela ou se deixa modificar o total da anuidade. (7194-29/01)

4R28 Declaração para Imposto de Renda, alterado para emitir os valores dos pagamentos incluindo eventuais juros pagos. No entanto, a rotina que permite a emissão com a opção "P" (apenas valor principal), ainda necessita de pequenos ajustes. (7193-24/01)

Entrada, alterada a data base para a interpretação de datas com ano de dois dígitos de 1920 para 1925. Alteradas igualmente as rotinas de indexação de datas no mesmo sentido. (7192-19/01)

4R28 Declaração para Imposto de Renda, corrigido o processo para pagamentos parciais e quitações de uma mesma parcela que ocorrem em meses diferentes. (7191-12/01)


1.14f - 22/12/17

2R5/2542 Relatório Parametrizável / Histórico Escolar Curso Superior, incluida a nova forma de ingresso <F> FIES no sistema de Ensino Superior. (7190-22/12)

220/234 Matrícula Individual / Histórico Completo, alterada a rotina de tratamento do ingresso para incluir o <F> FIES como o novo tipo de ingresso no sistema. (7190-22/12)

4R28 Declaração para Imposto de Renda, corrigido tratamento de casos de contas com classes diferentes, umas sujeitas ao IR e outras não, que computavam indevidamente a dedução de juros e multas. (7189-22/12)

4R26 Receita de Determinada Parcela, corrigido quanto ao processamento de um curso quando este não tem a série "01" cadastrada. O programa estava tentando procurar as séries de um curso a partir da 01, o que às vezes não acontece. (7188-20/12)

2473 Gera Arquivo de Notas para o Professor, como parte das correções ainda necessárias na rotina de digitação de notas pelo professor, foi inserida mensagem de aviso solicitando que nota inicial diferente de 01 seja alterada para 01 na primeira oportunidade possível. A partir da próxima atualização do sistema, a nota inicial será fixada em 01, não podendo mais ser alterada. (7187-15/12)

2542 Histórico Curso Superior/Técnico, alteradas as possibilidades de preenchimento da variável de contrôle #ORDEM que agora permite escolher Série ou Ano letivo, seguido de 1 ou 2 para o primeiro ou segundo campo de ordem no cadastro das disciplinas. Por exemplo, use #ORDEM=S1 para ordenar por série e as disciplinas pelo primeiro número de ordem. Caso esse indicador não seja usado, as disciplinas serão ordenadas pelo seu código no sistema. (7186-14/12)

161/233 Cadastramento de Disciplinas, liberada a alteração do campo ordem para todos os cursos. Até a versão anterior só Ensino Fundmental e Ensino Médio utilizavam essa informação. (7186-14/12)

2R5 Relatório Parametrizável, incluida nova variável #CURSGNOM para retornar o nome do curso da série seguinte à atual do aluno. Por exemplo, aluno do 9º ano do Ensino Fundamental, esta variável retorna "ENSINO MÉDIO". (7185-07/12)

Consulta, rotina que faz todas consultas de cadastro no sistema com a tecla <TAB> foi corrigida por conta de errar o alvo em alguns casos se o item pesquisado estivesse na primeira tela. (7185-07/12)

19R6/2R5 Relatório Parametrizável, corrigidos alguns campos do CEP que estavam sendo mostrados com um dígito a menos. (7184-03/11)

234 Histórico Escolar Detalhado, corrigida a leitura de disciplinas que havia acumulado um erro desde a última correção (30/08), e também foi alterado o processo de atualização dos registros quando se altera dados detalhados de determinada disciplina, como notas, faltas, aulas dadas, situação de aprovação, etc. (7183-02/10)

251 Ficha Individual, corrigida a rotina que efetua o armazenamento de disciplinas que estava falhando em algumas condições, fazendo com que a ficha ficasse incompleta. (7181-08/09)

234 Histórico Escolar Detalhado, corrigido o tratamento de leitura de disciplinas para o caso de a série da turma não coincidir com nenhuma das disciplinas cadastradas na turma. (7180-30/08)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, corrigida a seleção do número de linhas e do formulário a ser impresso na mudança de página quando o nome de uma disciplina ultrapassa o limite da página. Até a versão anterior, se isto ocorresse entre a primeira e segunda páginas o formulário de primeira página estava sendo repetido. (7179-09/08)

115 Cadastramento de Banco/Conta, alterado para mudar para a tela do usuário o campo de número sequencial de arquivo, permitindo gerencimaneto em caso de erro na geração de algum arquivo ou de integração entre sistemas concorrentes. (7178-17/07)

255/2R42/2R52/19R62/417/12R2 Diversos programas, corrigida a rotina de edição dos parametrizáveis (todos) para evitar cancelamento que estava ocorrendo desde a alteração similar para modificar o acesso ao <F5> que exibe a lista de variáveis dispóníveis. (7178-17/07)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluida nova variável #TITCPFJ que indica se o responsável é pessoa jurídica ou física, com os títulos "CPF" ou "CNPJ" em 4 caracteres. (7177-27/06)

191/193 Cadastramento de Alunos, alterado para separar o prenome do aluno para apresentação em qualquer relatório. O programa que atualiza o cadastro nesta versão já marcou os prenomes de todos os cadastrados. Porém, isso foi feito com base numa lista de nomes próprios comumente achados no Brasil, e pode ser que algum caso fique incorreto. O usuário pode corrigir isso inserindo uma barra vertical <|> no lugar do espaço entre o prenome e o sobrenome. Após completar o nome, essa barra vai desaparecer, mas o prenome pode ser verificado a qualquer tempo com as teclas <ALT-P>. Ao cadastrar novos alunos, use a barra para identificar o prenome. Se você não fizer isso, o programa vai marcar pelo método automático que poderá não ser exato. (7177-22/06)

4R4 Relação de Inadimplentes, alteradas as possibilidades de Campos a Incluir, que agora pode conter além dos antigos <R>esponsável, <C>urso, <T>elefone e e-<M>ail, os novos campos <E>ndereço e CP<F>. Estes foram incluidos para auxiliar a inscrição dos devedores no SCPC e Serasa. Além disso, ao incluir o nome do Responsável, apenas o prenome do aluno passou a ser mostrado. (7177-22/06)

454 Registro dos Textos, programa que registra as cartas de Cobrança e Mala Direta do sistema, agora passa a distinguir os textos destinados à rotina 451 e 453 em separado. Ao entrar, identifique se o texto é da <C>obrança (451) ou da <M>ala Direta (453). O programa de atualização de Bases de Dados incluido nesta atualização fez uma separação inicial baseada na presença ou não de informações de cobrança. Verifique se o texto foi enquadrado corretamente, se não, altere usando os campos Novo Tipo e Novo Código. (7177-07/06)

2482 Correção de Provas, Registro dos Gabaritos, corrigida a falta de um parâmetro da nova rotina de auxílio (F5) que estava cancelando o programa. (7175-02/06)

19R6 Relatório Parametrizável, corrigido erro no modo de armazenar endereços que provocava cancelamento do programa desde a implantação do tipo de pessoa (Física/Jurídica) para o Responsável. (7174-02/06)

248/454/2R26/445 Diversos Programas, alterado o sistema de ajuda com a tecla F5 para tomar as informações do arquivo AESHELP e não mais de áreas internas do programa. Com isso, diversas informações muito abreviadas no modo anterior foram editadas para melhor esclarecer. Com esta liberação, todos os programas que usam o recurso F5 agora já se encontram no novo sistema. (7174-02/06)

255/2R42/2R52/19R62/417/12R2 Diversos programas, alterado o sistema de ajuda com a tecla F5 para tomar as informações do arquivo AESHELP e não mais de áreas internas do programa. Com isso, diversas informações que se encontravam muito abreviadas no sistema anterior foram editadas para melhor esclarecimento. Nem todos os programas que permitem o uso da tecla F5 para consultar a lista de variáveis já foram alterados, mas em breve todos serão. (7173-30/05)

191 Cadastramento de Alunos, corrigido o campo Pessoa F/J (física ou jurídica) que estava abrindo os campos para CPF e CNPJ incorretamente impedindo o cadastramento tanto para pessoas físicas quanto as jurídicas. (7173-30/05)

251 Ficha Individual, alterada para permitir que os nomes longos das disciplinas sejam listados em duas ou mais linhas, caso não caibam no espaço reservado. Criada uma nova variável #MODALID para mostrar a modalidade de ensino que está sendo espelhada no documento atual. O conteúdo da variável é alimentado pelo comando #TBMODAL= a ser inserido no #HEADER do formato. Além disso foi criada a variável #APROP para mostrar a situação de aprovação do aluno em áreas separadas - Ensino Regular ou Profissional. A variável anterior #APROV continua mostrando a aprovação no conjunto de todas as disciplinas, e esta última é a que está sendo considerada na rotina 262 e 263, com efeito na matrícula para o ano seguinte. Porém a Ficha Individual e Relatório Final podem ser emitidos corretamente nestas situações. (7172-19/05)

440 Formatos de Emissão de Recibos, alterado o sistema de ajuda com a tecla F5 para tomar as informações do arquivo AESHELP e não mais de áreas internas do programa. Com isso, diversas informações que se encontravam muito abreviadas no sistema anterior foram editadas para melhor esclarecimento. (7172-10/05)

439 Formatos de Emissão de Carnês, alterado o sistema de ajuda com a tecla F5 para tomar as informações do arquivo AESHELP e não mais de áreas internas do programa. Com isso, diversas informações que se encontravam muito abreviadas no sistema anterior foram editadas para melhor esclarecimento. (7172-10/05)

191 Cadastramento de Alunos, alterado para que responsáveis financeiros de alunos possam ser pessoas jurídicas. A alteração prevê o registro de CNPJ e Incrição Estadual para essas pessoas em substituição aos documentos pessoais e CPF das pessoas físicas e está sendo aplicada por exigência dos bancos para a emissão de boletos registrados. Tal e qual os responsáveis, os cadastros adicionais 1 e 2 permitidos no cadastro do aluno também podem ser pessoas jurídicas. Nos três casos o usuário deve informar que a pessoa é física ou jurídica para que se apresente os campos correspondentes. (7172-08/05)

261 Períodos do Curso/Turma, alterado de forma a que ao final de uma operação com períodos de um curso, o usuário seja alertado se houver turmas com períodos particulares que possam estar em conflito com os do curso. O alerta previne a eventual emissão de diários de classe com programação incorreta de aulas e também eventual cálculo incorreto de faltas para os usuários do controle de frequência. (7172-08/05)

251 Ficha Individual, alterada para emitir em separado para a base curricular geral e para a profissionalizante nos cursos técnicos. As classificações de disciplina para efetuar essa separação são lançadas no formato, de modo que deverá existir um formato para a base normal e outro para a profissionalizante. Para isso foi criada a variável de controle #FXCLASS=ii/ff que deve ser incluida na área do #HEADER e preenchidos ii e ff com as classificações inicial e final do intervalo desejado. (7172-04/05)

2531 Relatório Final Ensino Fundamental/Médio, alterado para solicitar a faixa de classificações a emitir no formato e não mais em tela, simplificando a emissão e evitando erros. A variável #FXCLASS=ii/ff deve ser incluida na área do #HEADER do formato, indicando ii e ff, as classificações incial e final do intervalo desejado. (7172-03/05)

121 Cadastramento de Funcionários, alterado para passar a registrar as autorizações dos usuários o sistema de Controle de Bibliotecas (BIS) e respectivos grupos de usuários. (7171-17/04)

55 Muda Base de Dados, alterada a indicação do rodapé lembrando que a base ARQUIVO pode ser acessada sempre com o número 1, mesmo que ela fique escondida pela quantidade de bases listadas. (7171-22/03)


1.14e - 17/04/17

2531 Relatório Final, Ensino Fundamental e Médio, corrigida a emissão dos campos #TURMA, #TURNO, #DESCTURN, #DESCTUR2 e #SERIE que ficavam incorretos sempre que o relatório ultrapassava o limite de uma página. (7170-21/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigido para não cancelar ao emitir boletos com opção B (impressão com troca de banco). Até a versão anterior o programa estava cancelando ao executar essa função. (7169-21/03)

251 Ficha Individual, corrigido para evitar cancelamento que ocorria ao tratar a nova classificação 28, usada para disciplinas do ensino profissional. (7168-15/03)

2531 Relatório Final, Ensino Fundamental e Médio, incluido novo recurso para acrescentar um título "Nome Completo:" à lista de nomes que são mostrados nas observações fruto de abreviação no corpo de relatório. Para adotar o recurso, o usuário deve incluir a variável indicadora #TITNOME na área do #HEADER do formato. Incluido ainda recurso para trocar as modalidades de ensino listadas no cabeçalho por texto que se encaixe nas exigências do usuário. Basta inserir no formato do Reltório a variável #TBMODAL= seguido das duas modalidades possíveis separadas por uma barra, a primeira para a Educação Geral e a segunda para o Ensino Profissional. (7168-15/03)

2531 Relatório Final, Ensino Fundamental e Médio, corrigida a tomada do cadastro das disciplinas para emitir para períodos letivos anteriores ao atual. (7166-14/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, recomposto o programa de algumas alterações recentes que estavam em erro, entre elas a geração do nosso número bancário para impressões ou geração de arquivos e a eliminação da linha do desconto na lista de componentes do valor. (7166-14/03)

253 Relatório Final para Ensino Fundamental e Médio, incluida proteção para evitar que o programa cancele na falta de impressão do nome do aluno. A partir desta versão, se o nome do aluno não estiver presente no formato, o usuário é alertado. Além disso, apesar do relatório ficar deficiente, ele não mais é cancelado. (7164-09/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigida a geração de diversas variáveis que ficavam em zero somente no arquivo remessa. (7163-09/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluida nova variável para o código de barras e linha digitável no boleto: #LINHADTT, que emite a linha digitável com o valor total da conta, sem descontar a bolsa do aluno. (7162-08/03)

251 Ficha Individual, corrigida a tomada do indicador de período atual do curso, que ficava errado, dependendo da última alteração efetuada pelo usuário. (7162-08/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigida a crítica sobre o nome do arquivo a ser gravado. Até a versão anterior uma variável incorreta estava provocando um loop no programa e o mesmo travava sobre o mês de referência. (7162-02/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigida a rotina que lista os valores que compoem a conta para suportar a variável indicadora #NODESC que só estava funcionando para as listas de produtos. (7160-07/02)

439 Formatos de Emissão de Carnês, corrigido o padrão adotado para a forma de saida dos boletos bancários para "C" (impressão completa), em substituição a "P" (pré-impresso) por não estar em uso há muito tempo. (7157-27/01)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluida pequena correção que elimina as duplicações de referências com mesma letra de ordem. Essa correção facilita em especial a emissão de renegociações de dívida, que costumavam aparecer em separado para cada vencimento de uma série emitida anteriormente. (7156-20/01)

436 Faturamento e Impressão de Carnês, alterado para suportar o modo de geração do Nosso Número para o Banco do Brasil com o código de convênio com 8 díigitos. Se esse for seu caso, indique essa condição na opção 1 do cadastro de Banco e Conta, bem como preencha o código de convênio no campo apropriado. Além disso foram incluidas duas variáveis para reproduzir o Convênio Bancário: #CONVBCO que retorna o convênio com o tamanho que estiver preenchido; e &CONVBCO que devolve apenas os dígitos úteis, eliminando os caracteres de edição. (7156-20/01)

115 Cadastramento de Bancos, incluido campo para o código de Convênio Bancário, para permitir a implantação do sistema de cobrança do Banco do Brasil com convênios superiores a 1.000.000. O registro desse campo deve ser feito com ou sem caracteres de edição, para o BB com 8 dígitos. Adicionalmente, para indicar esse modo de numeração bancária no Banco do Brasil, indique o número 8 na primeira posição do campo das opções. (7156-20/01)

141/231 Cadastramento de Cursos, ampliado o campo de opções para cursos e séries até 24 caracteres. Incluida a opção 17 para sinalizar cursos que necessitam utilizar nomes longos nas disciplinas. A alteração atende necessidade de cursos técnicos nas disciplinas do Currículo Profissionalizante. (7155-28/12)

161/233 Cadastramento de Disciplinas, liberado o uso de nomes longos para as disciplinas de cursos com opção 17 marcada como "L". Isto dá acesso a esse recurso aos cursos técnicos, que contém disciplinas profissionalizantes com nomes longos. O nome longo pode ser mostrado na relação de disciplinas e, atendendo a obrigatoriedade, no Relatório Final do período letivo. (7155-28/12)

251 Ficha Individual, incluido suporte à classificação 28 ao processar a Ficha Individual. Todavia a emissão de ficha em separado ainda não está sendo cogitada. (7155-23/12)

161/233 Cadastramento de Disciplinas, incluida a classificação 28 para identificar aquelas que pertencem ao Currículo Profissionalizante num curso técnico, diferenciando-as da Parte Diversificada prevista na lei 9394/96. (7155-23/12)

253 Relatório Final, incluido novo recurso para filtrar e emitir em separado faixas de classificação das disciplinas. Deste modo, nos cursos técnicos, pode-se emitir um relatório para as disciplinas da Eduacação Geral e outro para as do Currículo Profissionalizante. Neste caso, a apuração de resultados é refeita pelo programa em separado para cada segmento. Para isso é necessário substituir a variável #APROV pela #APROP. No #HEADER do formato, dois novos indicadores são aceitos para definir o número de dependências para cada segmento #LIMITDP=n e também #RPFALTAS com o fim de eliminar a mensagem que substitui as notas pela expressão "REPROVADO POR FALTAS", voltando a mostrá-las com o resultado "RPF" apenas. (7155-23/12)

191 Cadastramento de Alunos, alterado o comportamento do campo Data de Matrícula, para permitir um eventual cancelamento da matricula e voltar a data que lá estava do último período letivo. A operação se faz com as teclas CTRL-U e a data de matrícula do último periodo letivo é gravada novamente no cadastro. Caso não haja matrícula anterior o programa emite uma mensagem e deixa a data em branco. (7154-17/11)

19R6 Relatório Parametrizável, corrigido erro que não permitia que o usuário selecionasse determinada série ou curso ao listar candidatos. (7153-26/10)

141/231 Cadastramento de Cursos, alterado para permitir a exclusão de uma mensagem para o histórico, o que não era possível até a versão anterior. Para provocar a exclusão, o usuário deverá substituir a mensagem por um único caractere diferente do que estava na primeira posição da mensagem anterior. (7152-25/10)

251 Ficha Individual, incluidas novas variáveis. Uma delas reproduz o nome do funcionário que está operando a estação #USRNOME, e outra é uma variável genérica #P(nome,len) com a finalidade de listar informações armazenadas na área de Observações Cadastrais do aluno. Nesta última o nome deve corresponder ao utilizado nas OC's sem o sinal inicial (#), e o comprimento (len) é a quantidade de caracteres que vamos listar após o sinal de igualdade. (7151-21/10)

2541 Histórico Ensino fundamental / Médio, incluidas duas variáveis que reproduzem o nome do funcionário que está operando a estação: #USRNOME e #USRNAME. Ambas devolvem o nome com iniciais maiúsculas e o resto em minúsculas e centrado. A diferença é que a primeira usa a fonte normal de preenchimento, e a segunda a fonte usada no desenho. Para isso o formulário precisa ser adequado oferecendo a fonte a ser usada. (7150-14/10)

251 Ficha Individual, incluida nova variável para reproduzir no nome do funcionário que está operando a estação. #USRNOME reproduz o nome com as iniciais maiúsculas e o resto em minúsculas, alinhado ao centro e na fonte usual do preenchimento. (7150-13/10)

251 Ficha Individual, corrigido o funcionamento da variável #APRn que não mostrava os resultados de aprovação para disciplinas oriundas do arquivo de histórico. (7149-30/09)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, criada a variável #PROFNR que se destina a mostrar o nome reduzido do professor de uma disciplina. Uma rotina especial inserida no programa constrói uma lista dos professores mencionados com a sua titulação e a inclui nas Observações. A titulação deve ser previamente cadastrada na rotina 121. O recurso atende a um requisito dos históricos dos cursos de pos graduação. (7147-20/09)

251 Ficha Individual, alterada a variável #SEXO para responder conforme o tamanho do campo, ou seja, havendo espaço as palavras FEMININO e MASCULINO serão impressas inteiras ou por exemplo, em 6 posições vão retornar FEMINI ou MASCUL. (7146-15/09)

251 Ficha Individual, alterados os parâmetros da variável #PDIVERS que agora deve receber também a indicação da fonte ou do espacejamento em uso nas linhas das disciplinas: #PDIVERS=#macro/+-dy/fonte sendo #MACRO o número da macro definida no formulário, +-dy o deslocamento da linha base atual para se cobrir a linha que separa a BNC da PD, e finalmente a fonte em uso ou o espacejamento adotado. Se fonte, escreva só o seu número, se espacejamento, escreva a variável, por exemplo #PCSETP12. (7146-15/09)

251 Ficha Individual, corrigido o funcionamento da variável #CARGRT que apresentava valores incorretos. (7145 13/09)

191 Cadastramento de Alunos, corrigido cancelamento que ocorria para o campo "Nome do Curso" na graduação ou no Ensino Médio. Este erro só estava ocorrendo para alunos de pos-graduação. (7144-24/08)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alterado o cálculo do fator de vencimento para suportar corretamente os vencimentos após 21/02/2025. Alteração feita com antecedência para evitar transtornos com vencimentos de renegociação de dívidas que podem, em breve, se estender até a data. (7144-02/08)

446 Arquivos Bancários / Processamento de Arquivos Retorno, alterado para testar se o arquivo contém numeração sequencial antes de fazer a verificação registro a registro, além de gerar os numeros identificando os registros quando o formato não provê essa informação. (7143-01/08)

251 Ficha Individual, corrigida a leitura de disciplinas para os casos de Adaptação, Dependência e outras disciplinas cursadas fora da turma normal. (7142-26/07)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, corrigido novamente o o cálculo do Dígito Verificador do Nosso Número, que havia sido alterado por engano no Build 7138. (7140-19/07)

115 Cadastramento de Bancos, alterado o campo de opções para o Sicoob (banco 756) para receber o código de carteira na posição 2. Se não houver código registrado nessa posição o sistema vai forçar carteira 1. (7139-13/07)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, ainda para atender ao Sicoob, foi criado novo indicador para retirar a acentuação dos arquivos de remessa bancária, porém desta vez só para os registros 1 a 9, deixando de fora o registro Header que tem código 0. Para usar o recurso inclua a chave #NOACE19 na zona do Header do formato. Foi também modificada a inclusão do código de carteira no codigo de barras, assunto não esgotado no Build 7137, agora tomada a partir da opção 2 do banco, somente para o Sicoob. (7138-12/07)


1.14d - 30/06/16

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alterada a geração de códigos de barra para o Sicoob, de forma a tomar a modalidade do campo Cedente, posições 5 e 6. Até a versão anterior a modalidade era uma constante no programa, o que impedia a implantação de outras carteiras. (7137-30/06)

441 Contas Correntes / Débitos Faturados, retiradas algumas rotinas que estavam sem uso no programa de modo a torná-lo menor e facilitar seu uso em equipamentos com restrição de memória base. (7136-14/06)

251 Ficha Individual, alterado para passar a usar o código de ordem do cadastro das disciplinas precedendo o #DISCORD do formato. Isto significa que se o usuário mantiver os códigos de ordem em dia no cadastro não é necessário manter os comandos #DISCORD. No entanto, se houver um só comando #DISCORD, ele será usado em substituição ao código de ordem das disciplinas. A vantagem em manter os códigos de ordem no cadastro é que cada série tem a sua sequência, e isso evita ter que gerar dois ou três formatos diferentes para o mesmo curso. (7135-10/05)

2R52/2482/etc, Todos os Editores de Formatos Parametrizáveis, foram alterados para que ao salvar um formato em disco (tecla F2), o usuário seja avisado caso o arquivo já exista, permitindo ao mesmo optar por regravar o arquivo ou trocar o seu nome. (7135-09/05)

2R23 Relação Conjunta de Notas, alterada para permitir a listagem do percentual de faltas ao invés das faltas. No campo "Incluir Faltas?" o usuário deve responder "P" para obter essa informação. No entanto, de modo distinto da listagem de faltas, ainda não é possível escolher o período desejado, e o programa irá sempre usar o período selecionado na rotina 261. Para isso preste atneção ao período indicado nessa rotina antes de emitir o relatório com os percentuais. Outro detalhe é que ao lado dos números não consta o caractere "%" mas, somente no cabeçalho é feita essa indicação. (7135-05/05)

UNACCENT, Por solicitação da rede bancária, a rotina em questão foi ampliada para incluir em sua lista de "acentos" os caracteres que representam os ordinais masculino e feminino (º/ª) e também o "&". Eles serão substituidos por "o", "a" e "e", respectivamente. (7134-12/04)

251 Ficha Individual, incluidas novas variáveis #SERIENR para mostrar o nome reduzido da série, #SERIENOM passou a mostrar o nome longo, #SOA indica as letras "a" ou "o" concordando com o gênero do nome da série. Além disso, a data de transferência passou a acompanhar a data de emissão da ficha, a menos que ela esteja expressa na solicitação de transferência. (7134-12/04)

151/232 Cadastramento de Séries, incluida a 16ª posição do campo OPÇÕES diferenciada entre o curso e a série para representar a concordância de gênero com a descrição da série. Marque "A" para o feminino ou "O" para o masculino na posição 16. (7134-12/04)

4R28 Declaração para I.Renda, corrigida para não considerar pagamentos os casos de quitação das parcelas por acordo. (7133-07/04)

4461 Arquivos Bancários/Processamento de arquivos Retorno, corrigida a execução do programa quanto ao tratamento do calendário que o cancelava em alguns casos. Além disso, a rotina do resumo das ocorrências passou a listá-las em ordem ascendente de código. A quantidade de registros mostrados no resumo deve equivaler ao total de registros do arquivo menos 2 (Header/Trailler), consideradas só as ocorrências diferentes de "Z". (7132-05/04)

4462 Arquivos Bancários/Formatos de Retorno, esta atualização exige a alteração dos formatos de retorno existentes, especialmente #CODERRO que perde o código e texto da mensagem, #CODERR2 que passa a ser utilizada, #TABERRO e #TABERR2 que acumulam as mensagens descrevendo as ocorrências. (7131-04/04)

4461 Arquivos Bancários/Processamento de arquivos Retorno, liberada uma nova versão deste programa, remodelada para mostrar a crítica dos arquivos num relatório melhor formatado, e para representar o arquivo com todas as suas mensagens de erro. As mensagens constantes dos arquivos serão todas alvo de um resumo das ocorrências encontradas, mas o usuário tem a possibilidade de alterar para que todos os registros de determinado tipo de erro sejam mostrados individualmente. O resumo é mostrado tanto em tela quanto ao final do relatóriopara ser impresso. (7131-04/04)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alterada a rotina que gera código de barras e a linha digitável para o Banco Sicredi, que não estava levando em conta a diferença entre cobrança registrada e sem registro. (7131-31/03)

436/441 Faturamento e Emissão de Carnês / Contas correntes, corrigida a rotina que avalia a data de execução das operações (pesquisa por data de emissão) ou o resultado da telca "H" no 441. A rotina apresentava um dia de diferença ou o ano errado em algumas situações. No entanto as datas armazenadas nos arquivos estão corretas. (7131-24/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, foi criado um mecanismo de nomear os arquivos de remessa aos bancos de acordo com as suas exigências. A variável #ARQUIVO aceita um nome de arquivo com variáveis para vários formatos de data de emissão ou de mês de referência: #EAMMDD, #EMMDD, #EMDD, #MRAAMM, #MRAMM, #MRMM e #MRAM. Além disso, caso o arquivo já exista, após uma barra, uma extensão alternativa pode ser acrescentada para numerar os arquivos. Por exemplo, para combinar o nome com a data de emissão use: COB#EAMMDD.REM/RE*. #EAMMDD será substituido pelo ano, mês e dia no formato 60310 se fosse hoje. A extensão será substituida por RE2 até RE9 caso o arquivo já exista. O sistema não mais oferece a opção "Acrescenta" dados ao arquivo existente. (7130-10/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, alterada a variável #ARQUIVO= para suportar também o nome da pasta que armazena de forma permanente as remessas geradas. A pasta deve preceder o nome do arquivo separado por barras invertidas. Ela deve estar endereçada por inteiro, que pode ser absoluta (desde o drive raiz) ou relativa (a partir do endereço "." atual). (7130-09/03)

115 Estabelecimentos/Banco e Conta, acrescentados dois novos formatos à lista dos possíveis para emissão. Com isso os formatos de remessa para registro podem ser acomodados no conjunto além de formato especial para produtos ou segunda via. (7130-09/03)

436 Faturamento e Emissão de Carnês, incluido recurso para identificar a emissão de boletos pela sua data, permitindo a geração de arquivos de remessa para registro de boletos emitidos em determinado período. A mensagem que pede confirmação de impressão para boletos quitados agora permite responder de forma coletiva: além do "Sim" ou "Não", foram incluidas as opções "Todas" ou "Nenhuma". (7129-08/03)

4R4 Relatório de Inadimplentes, incluido recurso para mostrar o e-mail do aluno ou do responsável logo abaixo do nome. O e-mail mostrado será o do responsável caso o nome do responsável seja solicitado, caso contrário será o do aluno. De qualquer forma, caso o e-mail não esteja informado o programa mostrará o outro disponível dentre os dois mencionados. (7128-15/02)


1.14c - 12/02/16

191/193 Cadastramento de Alunos, alterada a rotina de abertura de um novo código para evitar que um acesso subsequente a uma pesquisa feita com o índice de só ativos, resulte em número incorreto para um novo aluno. (7127-12/02)

2R5 Relatório Parametrizável, alterado o sentido de impressão do campo número do aluno (#NM) de esquerda->direita para direita->esquerda. A alteração permite que se selecione apenas dois carcteres nesse número sem que se perca a unidade. (7126-11/02)

TAB Consultas, alterada a consulta a cadastros diversos com mais de um índice - os que tem liberada a tecla ALT-O para troca de ordem - para permitir a troca de ordem também com a própria tecla TAB. Assim quando se deseja entrar diretamente na segunda ordem, basta pressionar TAB duas vezes. (7126-03/02)

416 Renegociação de Dívidas, corrigido para não incluir em duplicidade os pagamentos parciais como o fazia em alguns casos. (7125-15/01)

2R7 Cancelamentos e Trancamentos, alterado para ser executado com novo índice de ALUHIST mais adequado e não fazer índices temporários durante a execução. (7124-13/01)

2474 Subsistema do Professor/Leitura do Arquivo Internet, alterado para que a execução registre no LOG do sistema o nome do arquivo que foi processado. (7124-06/01)

19R62/2R52/2R82/4R52 Relatórios Prametrizáveis, alterado o processo de consulta às variáveis '#' com a tecla F5 de modo a evitar que a rotina de edição dos formatos trave o programa alguns movimentos após a abertura. (7123-11/12)

ENTRADA/BKSPLIT/AESAX54, corrigido o funcionamento desses programas de forma a preservar o estado do DISCO.ID, o identificador de arquivos do AES, sem colocar no backup a proteção contra uso do sistema durante o backup. (7122-30/11)

19R6/2R5/4R5 Relatórios Parametrizáveis, ampliado o recurso da variável #EXTENSO, que agora pode reproduzir o extenso de valores gerados pela área de Observações Cadastrais como auxílio de #P(NOMEVAR). O #EXTENSO deve ser usado sempre entre colchetes, acompanhado dos seguintes parâmetros entre vírgulas: o comprimento, a tipografia a ser usada, e a variável de onde tomar o valor. Por exemplo, desejando o extenso do valor de #LIMITE= nas Observações, preencha [#EXTENSO,1,B,#P(LIMITE)]. O tamanho 1 indica que o extenso deve ser gerado no tamanho que resultar, sem preenchimento adicional, qualquer tamanho maior que 10 vai resultar no tamanho escolhido, separado em pedaços, com a parte adicional na variável #RESTO. A letra "B" indica que o texto deve ser em caixa baixa, ou seja, somente minúsculas, e finalmente #P(LIMITE) a origem do valor a ser usado. (7122-30/11)

19R6 Relatório Parametrizável, incluido o recurso de testar os cursos e séries a que se destina o presente formato. Até a versão anterior, a variável de comando #SOPARA era aceita sem reclamar, e no entanto, não estava sendo efetiva. Para usar o recurso, inclua a variável na área do #HEADER com o seguinte formato: #SOPARA=/ccc/ccc/ssssss/-ssssss/. Podem ser usados um ou mais cursos, uma ou mais séries, e se uma ou mais séries tiverem um hifen precedente, isto significa que a série e uma exceção a um dos cursos citados. (7122-28/11)


1.14b - 27/11/15

263 Atualização de Período Letivo, alterado para permitir o fechamento de uma turma. Até a versão anterior o fechamento por turma só era permitido para turmas especiais. Apesar dessa liberação recomendamos usar este recurso só se for impossível o fechamento de séries e cursos. Nos casos em que exista mais de uma turma na mesma série, será necessário corrigir manualmente os períodos letivos de séries e disciplinas se só uma delas for fechada. (7121-27/11)

121/123 Cadastramento de Funcionários/Grupos, incluida a rotina 194 na estrutura de menus das autorizações. (7121-27/11)

2R5 Relatório Parametrizável, corrigida a acentuação da palavra "Manhã" no retorno da variável #DESCTUR2. (7121-27/11)

194 Copia Cadastros, liberada nova rotina que permite transferir os cadastros de alunos de um estabelecimento para outro. A rotina atende à necessidade de colégios que têm cursos divididos em estabelecimentos distintos e para continuar os estudos, o cadastro do aluno deve ser copiado de um para outro. Para liberar a rotina é necessário marcar a opção 3 do estabelecimento de origem, na posição 13 com a letra "K". É permitido copiar um só aluno, uma turma ou toda uma série. (7121-27/11)

55 Muda Base de Dados, corrigida a rotina para apresentar as diversas bases de dados existentes para numerá-las de 1 a 9 e a seguir com o alfabeto em maiúsculas. Até a versão anterior, depois do número 9, o programa estava colocando asteriscos. (7121-24/11)

2R5/19R6/4R5 Relatório Parametrizável, incluidas variáveis para mostrar o celular de pai, mãe e do responsável levando em conta a eventual presença dessa informação no registro de endereços dessas pessoas. Além disso os celulares do Nome Adicional 1 e 2 também estão disponíveis e o e-mail dos mesmos. As variáveis para isso são #PCELU, #MCELU, #RCELU, #1CELU e #2CELU, além de #1EMAIL e #2EMAIL. (7121-24/11)

2R5 Relatório Parametrizável, corrigida a rotina que trata o comando de filtragem dos cursos e séries adequadas à emissão de um relatório ou documento qualquer. O comando é o #SOPARA= que deve ser preenchido com a lista de cursos e/ou séries a que se destina o documento. É possível se fazer exceção de séries, mas não de cursos. O formato de uso é uma lista de cursos/séries separadas por barras: #SOPARA=/005/006/-006094/. No exemplo, o hífen que precede o código de série indica que a série 09 é uma exceção na emissão para o curso 006. (7121-23/11)

2474 Leitura de Arquivos Internet (Subsistema do Professor), sofreu uma pequena alteração para indicar o ponto do arquivo onde algum erro possa ter ocorrido. A mensagem "Estabelecimento Incompatível" agora mostra também o estabelecimento dado como incompatível e o número da linha em que isso aconteceu. (7121-23/11)

4R11 Mensalidades Faturadas, corrigida a rotina que pesquisa o vínculo do aluno com a série/curso, para a emissão em ordem numérica com a seleção de vencimentos ao invés de referências. (7120-11/11)

451 Avisos de Cobrança, corrigida a rotina para permitir a emissão de avisos avulsos (eSpeciais) em qualquer mídia mesmo para o usuário que não implantou a cobrança automática. (7119-14/10)

251 Ficha Individual, corrigida a emissão para as transferências e as demais mudanças de dados para a área histórica durante o ano letivo. Até a versão anterior as fichas tinham que ser emitidas ANTES da transferência ser registrada no sistema. (7118-22/09)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, atualizada a rotina de mensagens relativas à participação ou não do aluno no ENADE, fazendo-as preceder de uma das expressões: "Situação como ingressante:" ou "Situação como concluinte:", conforme exigências das autoridades responsáveis pelo registro de diplomas no sudoeste do Paraná. Considerando-se que as mensagens foram preparadas com base nas instruções do MEC/INEP, tomamos a liberdade de incluir no sistema como válidas para todo o território nacional. Havendo instituição que necessite mensagens diferentes, favor entrar em contato. (7118-21/09)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, corrigida a apresentação de nota de disciplinas vinculadas a turmas especiais não encerradas. As notas dessa situação estavam sendo mostradas sempre na escala 0-100 sem decimais. (7118-19/09)

4R13 Relatório de Produtos Faturados, corrigida a emissão para os casos de ordem de série e também para a inclusão de várias referências. Uma rotina mais adequada para a inclusão de não matriculados ainda é mais do que necessária. (7116-09/09)


1.14a - 20/08/15

TAB Disciplinas, corrigida a consulta ao cadastro de disciplinas com o auxílio da tecla <TAB> que estava falhando em todos os programas que filtram esse informação pelo código da série. Esse erro foi provocado por acidente nas correções do Build 7110. (7115-20/08)

TAB Consultas, corrigida a consulta a cadastros diversos com mais de um índice - os que tem liberada a tecla ALT-O para troca de ordem - para indicar corretamente o campo de retorno. Esse erro foi provocado por acidente nas correções do Build 7110. (7114-04/08)

2R7 Relatório de Trancamentos, Cancelamentos, modificada a maneira de indexar o arquivo de histórico de modo a minimizar a possibilidade de problemas com índices. Além disso foi incluido um resumo de motivos dos eventos com os respectivos percentuais. (7113-27/07)

441 Contas Correntes, Débitos Faturados, alterado o recurso de Venda Direta para permitir o registro de pagamento via <B>anco, para os casos em que o responsável transfere previamente o dinheiro entre contas bancárias. (7112-15/07)

2R23 Relatório de Múltiplas Notas, corrigido problema com o limite de notas que estava sinalizando como baixas todas as notas. O problema foi causado acidentalmente por uma correção feita ao 2R24 há alguns meses. (7112-13/07)

2474 Recebe Arquivo Internet, alterado para permitir ao usuário mudar para zero as notas deixadas em branco pelos professores. A mudança é necessária onde as notas pretencem a um grupo de avaliações opcionais, ou seja, quando o professor pode avaliar os alunos um númeor variavel de vezes. Neste caso a presença da nota é obrigatória para determinar a quantidade de avaliações realizadas. (7111-1107)

221 Matrícula Individual, alterada a rotina de registro do Ingresso nos campos que indicam a situação do aluno junto ao ENADE, para acomodar a situação "B" para o aluno que acumula a condição de ingressante e de concluinte no mesmo ano de realização do Exame. (7111-10/07)

2R5 Relatório Parametrizável, alterado para não mais cancelar se houver erro no arquivo CURSOS. O programa irá emitir o relatório solicitado, porém, o relatório pode não estar correto e o usuário será avisado da condição. O procedimento é verificar o cadastramento do aluno que pede esse curso/série e o cadastro dos cursos e séries, corrigir o que estiver errado e refazer o relatório. (7111-10/07)

256 Geração de Arquivo ENADE, o programa foi alterado para que o tipo de situação junto ao ENADE seja registrado no sistema com códigos em separado para os ingressantes e concluintes. Além disso foi incluido o tipo "B" para representar a dispensa por acúmulo, no mesmo ano, das condições de ingressante e concluinte. (7111-10/07)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, alteradas as mensagens relativas ao ENADE pra atender exigências da auatoridade que registra os diplomas na região sudoeste do Paraná. No entanto, o mecanismo de armazenamento das mensagens foi melhorado para permitir apresentar tanto o ano quanto a data de realização dos exames com o ano completo com quatro dígitos. Além disso a expressão "em" que precedia a data nas versões anteriores foi retirada, e deve ser acrescida ao texto da mensagem. Foi incluida mensagem para a situação "B" que corresponde a dispensa por acúmulo das condições de ingressante e concluinte no mesmo ano. (7111-10/07)

191 Cadastramento de Alunos, incluido o campo para o país de nascimento do aluno, que pode diferir da nacionalidade. (7111-07/07)

251 Ficha Individual, incluida nova variável para o país de nascimento (#PAISN) que ode ser diferente da nacionalidade e para o número NIS que é gerado pela Previdência Social e é usado pelo MEC na identificação do aluno (#NIS). (7111-07/07)

116/191 Colégios Anteriores, ampliado o campo de nome do município no cadastro de colégios para 25 caracteres, o que permite grafar o maior nome de município brasileiro sem abreviar. A rotina de cadastramento dinâmico que existe no registro de alunos (191) recebeu o mesmo tratamento. (7111-03/07)

251 Ficha Individual, corrigido erro que acontece com disciplinas com cadastro cancelado e algum registro de matrícula ativo no arquivo de histórico. O programa evita o cancelamento e indica a matrícula, ano letivo e código da disciplina em erro. Porém, o usuário deve corrigir esse cadastramento ou a matrícula para refazer a ficha. (7110-25/05)

2542 Histórico Escolar Curso Superior, corrigida a rotina que muda a página no histórico, que, até a versão anterior, suprimia uma página se uma disciplina com nome muito longo tivesse continuação na página seguinte. (7110-23/05)

248 Correção de Provas, alterado para que, havendo pontuação simultânea em várias disciplinas e ocorrer algum erro no cartão resposta, não seja repetida a mensagem de erro para todas as disciplinas. Além disso, nos casos de mensagens com três ou mais linhas para representar o cartão de respostas, foi corrigida a apresentaçao que, nas versões anteriores, mostrava apenas a primeira e última parte. (7110-23/04)

192 Consulta de Alunos, alterado de forma a utilizar os novos índices e percorrer o cadastro apenas com os alunos ativos. Para fazer uso do recurso é só completar a tela de entrada pressionando F9, ou para percorrer todos os alunos, indique essa condição nos campos da tela de entrada. Além disso foi alterado o modo de escolha da ordem de pesquisa que agora é um campo da tela de entrada. (7110-16/04)

193 Alunos, Cadastramento Reduzido, alterado para incluir os campos e-mail e celular nesta versão do cadastro do aluno, de modo a facilitar o contato com eventuais candidatos a novos alunos durante o período de matrículas. Além disso a ordem de alguns campos foi alterada com a finalidade de melhorar a apresentação em tela. (7110-1704)

[TAB] Nas pesquisas de disciplinas, o funcionamento da opção de mostrar o primeiro índice em ordem de série/nome foi corrigido. Marcar a posição 16 da Opção 2 do estabelecimento com a letra "O" passou a inverter a ordem de pesquisa logo na entrada. Porém ALT-O continua a inverter o índice, se necessário. (7110-16/04)

[TAB] Em todos os programas o comportamento da tecla TAB para pesquisar códigos de alunos foi alterado para que na primeira apresentação apenas os alunos ativos ou candidatos à matrícula sejam mostrados. A tecla ALT-O alterna entre 3 (TRÊS) índices: só ativos em ordem de nome, Todos os cadastrados em ordem de nome e Todos em ordem de código. No primeiro índice, a cor do aluno em foco será diferente da usualmente mostrada (verde para a maioria dos sistemas de cores e Azul para os sistemas Amazônia e Fantasia). Ao alternar para os outros índices com a tecla ALT-O, a cor da seleção volta ao normal. (7110-16/04)

191 Cadastro de Alunos, incluidos dois novos índices para acessar o cadastro apenas com os alunos ativos e candidatos à matrícula em ordem de código e em ordem alfabética. O programa AESCF58 fornecido nesta atualização irá providenciar a criação destes índices. (7110-16/04)


 

 

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